Os franqueados investem a si mesmos

pão brioche

Aliás, o termo franquia vem do francês, já significava a permissão para o uso comercial de direitos de terceiros em meados do século XIX . No entanto, isso por si só não é diferenciação. A franquia moderna de hoje também inclui a cessão de direitos de marca e, claro, a transferência de conhecimento e experiência. De forma banal, pode-se dizer que o franqueador “aluga” sua ideia de negócio, incluindo nome, marca, conhecimento e marketing, a um franqueado. Dessa forma, ele pode se aventurar no trabalho autônomo e receber um certo grau de segurança, pois é apoiado por um empresário experiente com um aparato existente.

Como os sistemas de franquias diferem de outros modelos de parceria, acionistas ou cooperativas no varejo? Os franqueados trabalham apenas diretamente com a marca da franquia e sem envolvimento com o franqueador. Eles são semelhantes aos cerca de 5.500 cooperados independentes e varejistas parceiros dos grupos Edeka e Rewe. No entanto, eles geralmente são menores, têm um perfil mais definido e muitas vezes são ativos apenas regionalmente. Sob suas marcas de franquia e com seus formatos de negócios, os franqueadores geralmente oferecem ofertas testadas e comprovadas, know- how, suporte inicial e serviços contínuos.